top of page
Buscar
  • Foto do escritorDautin

Motivos para usar assinatura digital em contratos




A assinatura digital é uma maneira muito mais prática de validar e gerenciar documentos. Mas, por ser uma ferramenta pouco popular, muitos desconfiam da eficiência do método. A Dautin listou cinco motivos para deixar a desconfiança de lado e aderir a esta ferramenta prática.


1 - Ganhe tempo


É possível economizar tempo de trabalho adotando a assinatura digital para validar contratos. Nesse modelo de assinatura, o mesmo contrato não precisa passar por várias mãos fisicamente. Mesmo se os signatários do mesmo contrato estiverem em outra cidade, estado ou até país. Basta que cada um possua uma assinatura digital, o procedimento fica pronto em apenas alguns segundos com apenas alguns cliques.


2 - Reduza custos com papel e impressão


É comum que contratos tenham várias páginas e cópias, gerando despesas com papel e tinta para impressão. Além disso, há também custos com traslado de documentos e taxas de cartório. No sistema digital esses gastos praticamente somem.


3 - Promova a sustentabilidade


Suspender o uso de contratos físicos também contribui com o meio ambiente, porque quebra o ciclo de utilização de madeira, água e luz utilizados para produzir o papel, que depois de utilizado seria jogado fora gerando lixo. A empresa ganha em sustentabilidade adotando ferramentas eletrônicas como a assinatura digital.


4 - Tenha mais segurança


Uma assinatura a caneta é fácil de falsificar e burocrático de comprovar a falsificação, porque depende da análise de perícia que pode levar meses para ser concluído. A tecnologia de certificação digital carrega uma série de dados criptografados invioláveis que identificam quem assinou, impossibilitando a falsificação.


5 - Gestão de documentos com facilidade


Como em alguns contratos é necessária uma ordem específica de assinaturas, hoje é possível fazer a gestão de coleta de assinaturas através de softwares que otimizam o tempo de trabalho. Eles organizam o fluxo, coletando a assinatura de cada signatário na ordem correta de forma automática, organizando os documentos sem necessidade de mediadores.


Tem alguma dúvida sobre a assinatura digital? Converse com a equipe da Dautin!

39 visualizações0 comentário
bottom of page