top of page
Buscar
  • Foto do escritorDautin

Assinatura digital ajuda empresas a reduzirem o uso de papéis




Na década de 70 uma série de reportagens estampavam as capas de revistas no Brasil e no mundo com a previsão de uma grande mudança no cenário econômico graças ao desenvolvimento de tecnologias como celulares e computadores. Acreditava-se que o papel estaria com os dias contados, mas a profecia não se concretizou.


Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), desde 1950 a produção de papel vem crescendo anualmente no Brasil. Em 66 anos, o setor aumentou em 40 vezes a sua produção e gerou no último ano mais de R$ 1 bilhão de saldo positivo na balança comercial.


Isso acontece porque muitas empresas ainda mantêm documentos impressos e processos considerados importantes. Um dos motivos para esse quadro é o desconhecimento de soluções que reduzam ou eliminem o uso do material. Ainda assim, nos últimos anos, a procura por meios de substituir o recurso também tem aumentado.


Minimizar despesas e ainda garantir a qualidade dos processos está cada vez mais presente no planejamento de muitos empreendedores. Iniciativas já começam a ser percebidas nos escritórios: menos armários para arquivos e mais circulação digital de informações.


Outra grande solução é o uso de assinaturas digitais, como os oferecidos pela Dautin. Usar esta solução tecnológica em um documento é uma maneira comprovadamente mais econômica e ágil para formalizar contratos e outros textos oficiais em geral.


Neste procedimento, basta subir o arquivo em um portal de assinaturas. Com apenas um clique, um negócio pode ser formalizado a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo. Com a assinatura digital não é necessário guardar os documentos em arquivos ou transportá-los. Também elimina o risco de perda, uma vez que a operação fica armazenada na nuvem.


A adoção de ferramentas digitais de forma geral facilita o acesso à informação, determinando os fluxos nas empresas e diminui o tempo na busca por um papel específico de uma operação realizada em outros anos. Ou seja, menos burocracia e mais otimização de resultados.


Quer saber mais como reduzir papéis na sua empresa? Venha conversar com a equipe da Dautin! 

47 visualizações0 comentário
bottom of page