top of page
Buscar
  • Foto do escritorDautin

A importância da aplicação da tecnologia blockchain na administração pública



O Blockchain é uma tecnologia que chama atenção pelo seu alto nível de segurança. Tanto que os próprios órgãos públicos estão atualizando seus sistemas e organizando os processos para promover maior transparência. O Tribunal de Contas da União (TCU) é dos principais defensores do uso dessa tecnologia.


Em reuniões realizadas em diversos órgãos federais, como o a Câmara de Deputados, o Senado e alguns ministérios governamentais, os especialistas do TCU destacaram que uma das maiores dificuldades relacionadas às contas públicas é a falta de integração dos dados do governo. Se houvesse a integração dessas informações, com o uso do Blockchain, seria matematicamente impossível desviar qualquer valor, fora das regras que foram definidas por meio de softwares.


E nos casos de informações e dados públicos, com a implantação do sistema os registros seriam invioláveis, promovendo maior segurança das informações. A longo prazo, a tecnologia poderia até permitir que indivíduos e organizações obtivessem controle direto sobre todas as informações que o governo mantém sobre eles.


O Blockchain é um banco de dados com regras definidas que pode ser consultado por várias pessoas por meio da internet. Caso alguém tente fazer alguma coisa fora do padrão das regras, outras pessoas conectadas a essa rede pode essa ação.


É sem dúvida uma excelente ferramenta para a melhoria dos serviços estatais e automação de processos. Não é a solução de todos os problemas, mas poderá aprimorar muitas das ineficiências, em benefício de uma maior transparência e segurança, que são pilares da administração pública.

33 visualizações0 comentário
bottom of page